Como fazer um currículo profissional

Com quase seis anos de experiência na área de Recursos Humanos, tendo atuado principalmente com Recrutamento e Seleção, pude observar dezenas e centenas de currículos, e tenho observado um tremendo despreparo (ou desinteresse) de muitos candidatos na montagem e preparação do seu histórico de vida profissional.

Quando falo de montagem de um currículo, falo de duas coisas totalmente distintas. Sim, porque montar um currículo é atividade que custa a sua vida profissional inteira. Afinal, cada escolha que você faz em sua carreira, vai para o seu histórico de vida. Portanto, tenha cuidado com o que você está fazendo AGORA, afinal, isso também irá para o seu currículo.

Agora, sobre “preparar” um currículo, estaremos considerando os aspectos relacionados à forma em que se expressa, a detalhes estéticos, mercadológicos, o que dizer, o que não dizer. Então, vamos falar um pouco sobre o primeiro aspecto: A montagem do currículo, assunto que provavelmente interessará aos mais novos, ou melhor, os que estão iniciando na carreira profissional.
Um ponto muito importante, para quem é entrante no mercado, é não esquecer que você NUNCA VAI PODER PARAR DE ESTUDAR! Portanto, faça cursos de alguma forma ligados ao que você exerce, pesquise sobre o seu ramo de atuação e mantenha-se sempre antenado ao mercado. Curso de cerâmica birmanesa ou curso de montagem de maracás não serão muito úteis se não tiverem nada ver com o que você está pretendendo seguir na vida. Outro aspecto: Leia bons livros, use a internet ao seu favor gastando tempo com matéria que vai acrescentar à sua vida, faça cursos on-line. Aprenda a falar, ler e escrever MUITO BEM. E pode colocar isso no seu currículo, se for verdade. Procure um trabalho voluntário realmente válido e exerça-o de coração. Isso irá para o seu currículo de forma muito positiva.

CUIDADO EXTREMO com redes sociais, MSN, e formas de exposição mal usadas. Isso pode acabar indo para o seu currículo também. Avalie suas amizades. Para onde estão te levando? No mundo corporativo, existe uma coisa chamada ‘network’, ou rede de relacionamento ligada a assuntos profissionais, ou círculo de amigos que poderão te ajudar a ingressar ou manter-se no mercado… Qual é o seu círculo de amigos? Seja qual for sua área de atuação, você não vai perder nada por fazer cursos ligados à área administrativa, ou departamento pessoal. No mínimo usará esse conhecimento para si mesmo. E finalmente, saiba o que você quer da vida. Mas isso é um assunto para outra ocasião.

Gostaria de discutir mais sobre os assuntos ligados ao mundo corporativo? Será um prazer para mim.

Acesse o site WWW.aegcontábil.com

2 comentários

Filed under Contabilidade e Tributos

2 responses to “Como fazer um currículo profissional

  1. Vitorio

    Muito legal as dicas Camila. Obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s