Educação: Brasil aparece em penúltimo no ranking mundial

Divulgado nesta terça-feira (27), o índice de qualidade elaborado pela empresa Pearson, de materiais e serviços educacionais, coloca o Brasil na penúltima posição da lista, atrás de nações como Colômbia, Tailândia e México. Apenas os estudantes da Indonésia perdem para os brasileiros. Foram avaliados 39 países mais a região de Hong Kong.

Image

O indicador, batizado Índice Global de Habilidades Cognitivas e Realizações Educacionais, foi feito com base em três testes internacionais de educação: o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), o documento Tendências em Estudo Internacional de Matemática e Ciência (TIMSS) e o Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização (PIRLS). Essas avaliações compreendem o aprendizado de matemática, leitura e ciências durante o ciclo fundamental (1º a 9º ano).

No topo do ranking, figuram Finlândia, na primeira posição, e Coreia do Sul, na segunda. “Ao comparar os sistemas educacionais dos dois países pode ser difícil imaginar resultados semelhantes obtidos a partir de sistemas tão diferentes: o último é frequentemente caracterizado como rígido e de intensa carga de provas e avaliações. Já o sistema finlandês é considerado muito mais tranquilo e flexível. Um exame mais detalhado, porém, mostra que ambos se desenvolvem por meio de professores altamente qualificados, cujos resultados são mensurados”, diz o estudo.

Além do Índide Global, a Pearson lançou nesta terça-feira o portal The Learning Curve (ou “A curva do aprendizado”), site que traz informações dos sistemas educacionais de 50 países. Índices, vídeos, indicadores, cases, artigos, mapas, dados socioeconômicos, infográficos podem ser acessados na nova plataforma.

Confira o ranking

1. Finlândia; 2. Coreia do Sul; 3. Hong Kong; 4. Japão; 5. Cingapura; 6. Grã-Bretanha; 7. Holanda; 8. Nova Zelândia; 9. Suíça; 10. Canadá; 11. Irlanda; 12. Dinamarca; 13. Austrália; 14. Polônia; 15. Alemanha; 16. Bélgica; 17. Estados Unidos; 18. Hungria; 19. Eslováquia; 20. Rússia; 21. Suécia; 22. República Tcheca; 23. Áustria; 24. Itália; 25. França; 26. Noruega; 27. Portugal; 28. Espanha; 29. Israel; 30. Bulgária; 31. Grécia; 32. Romênia; 33. Chile; 34. Turquia; 35. Argentina; 36. Colômbia; 37. Tailândia; 38. México; 39. Brasil; 40. Indonésia

Cade nossos governantes? Cuidando da Copa ou da Olimpíada?

Deixe um comentário

Filed under Contabilidade e Tributos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s